Praça Duque de Caxias nº 56 – Centro – Cajapió (MA) * 65230-000 CNPJ 11.351.922/0001-60 (98) 88978737 - Email: pibemcajapio@hotmail.com – pr-manoelbezerra6501@hotmail.com Visite-nos

Nossa História



                                                              

GALERIA DE FOTOS




Nossa História
Sabe-se que história é memória e registro. É durante a caminhada que se escreve a história e se deixa marcas e legados.
Foto tirada na manhã de domingo durante a escola bíblica
Foi assim que em 03 de setembro de 1967, começou a história da PIB em Cajapió, quando o evangelista Manoel Mariano de Araújo juntamente com a comissão da Junta Executiva da Convenção Batista Maranhense, reunidos em Concílio, votam pela organização da Igreja Batista Monte Sinai, hoje, Primeira Igreja Batista em Cajapió, sendo também, eleita sua primeira diretoria com os seguintes membros: pastor interino – Nelson Silva Amaral; vice-moderador – José Melo França; 1ª secretária – Diolinda Bezerra Fonseca; 2ª secretária – Maria das Mercês Campos; 1ª tesoureira – Maria das Graças França; 2ª tesoureira – Maria das Mercês Oliveira Pereira; Superintendente da EBD – José Melo França; vice-superintendente – José Rodrigues Sousa.
Estabelecia-se naquele dia a primeira igreja evangélica na nossa cidade. Em outubro do mesmo ano o evangelista José Nunes juntamente com a igreja encaminham uma carta à Junta Executiva Maranhense solicitando ajuda para que a igreja pudesse continuar a obra do Senhor. A igreja não foi atendida no seu pedido. Sem apoio por parte da junta Executiva Maranhense, o evangelista Manoel Mariano de Araújo sente-se impossibilitado de continuar à frente da igreja e resolve voltar para São Luís. Agora, sem a presença do evangelista, os irmãos continuam na leitura da Palavra, buscando a presença do Senhor através da oração, tendo na ocasião o irmão Pedro França com sua família se responsabilizado pela direção da igreja.
Transcorria o ano de 1971, quando o Senhor mandou que os pastores Manoel Mariano de Araújo e Raimundo Amaral Fanini passassem a macedônia (At 16.9) e viessem ajudar a igreja em Cajapió, o que aconteceu durante cinco anos. Em 1976 quando a igreja não mais contava com as presenças dos pastores que tanto nos ajudaram, o trabalho passa por mais um momento de grande dificuldade por perder a liderança do irmão Pedro França que se transfere com toda sua família para São Luís. Na década compreendida entre os anos 1976 a 1985 apenas a irmã Hilda Santos Costa e sua filha Maria Gorete Santos Gaspar juntamente com seus filhos permaneceram na igreja. A irmã Hilda não cessava na busca de ajuda junto a Comissão da Junta Executiva, enfrentando os rigores da baia de São Marcos em viagens que duravam até três dias. Como resposta a sua incessante luta, o Senhor contempla o esforço da irmã que costumava dizer que - “a porta que Deus abre ninguém pode fechar” - com a presença do pastor Elvenir Silva, seu pai irmão Elvércio Silva e a missionária Maria de Jesus que durante algum tempo confortou os irmãos com explicações bíblicas, orações e cânticos espirituais.
Em 1985 o Senhor, através do pastor José Souza nos trousse o evangelista Belarmino Marques ficando conosco durante seis anos evangelizando, fazendo cultos nos lares e, ensinando a Palavra do Senhor com integridade. Todavia, a sobrevivência do evangelista aconteceu em meio a muitas privações, recebendo para o sustento de sua família, apenas meio salário mínimo, sendo ele obrigado a pescar e extrair madeira da ilha dos Caranguejos. Certo dia quando o evangelista cortava madeira para vender, uma tora de pau lhe atingiu um dos olhos vindo depois a ficar cego, tendo ele em 1991 que voltar para seus parentes, ficando a igreja mais uma vez sem dirigente durante o período de sete anos. Todavia, desta feita Deus chama um homem para ajudar na sua obra, convertendo o coração do hoje, diácono José Ribamar de Jesus Lindoso (Ribinha). Naquela mesma oportunidade o Senhor nos contemplou com as visitas mensais do pastor Lindoval Lindoso e sua esposa Mariana Froz Lindoso que se hospedavam na casa do irmão Ribinha.
Em dezembro de 1999 o evangelista Valmir Campelo e sua família com o apoio da Associação de Igrejas da Baixada Maranhense, foi chamado por Deus para nos ajudar o que, foi feito com amor e dedicação. Em janeiro de 2002 o nosso irmão evangelista Valmir Campelo retorna para Viana sua cidade natal.
Agora, avançada em dias, a irmã Hilda já não podia freqüentar os trabalhos na igreja que ela tanto amava, pedindo aos irmãos, que, nos dias que não tivesse culto, fossem para sua casa para orarem e estudarem a Palavra de Deus. Hoje, aquela serva de Deus já foi recolhida pelo Senhor para desfrutar as delícias dos páramos celestes.
Decorridos dois anos de sua ida para Viana o evangelista Valmir Campelo e sua família com apoio da Associação de Igrejas Batistas da Baixada retornam à nossa cidade, reiniciando seu ministério em janeiro de 2004, desenvolvendo fecundo trabalho até janeiro de 2008, período em que, a igreja recebeu novos membros por batismos e reconciliações. Foi nesse período que a igreja reunida em assembléia no dia 28 de junho de 2004 recebeu por aclamação o irmão presbítero Manoel Bezerra Ferreira Costa e sua família, egressos da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil – Cohab-Anil. Com a volta do evangelista Valmir Campelo para Viana o irmão Manoel Bezerra assume a direção do trabalho, sendo indicado pela igreja, ao sagrado ministério da Palavra em assembléia acontecida em 14 de setembro de 2008. O Concílio aconteceu na 1ª Igreja Batista de Pinheiro no dia 04 de novembro sob a presidência do pastor Raimundo Duarte Santos tendo como examinador o pastor Apolônio Lins Cavalcante. O ato solene de imposição de mãos ocorreu no dia 04 de dezembro de 2008 no templo da Primeira Igreja Batista em Cajapió.
O pastor Manoel Bezerra continua no pastorado da igreja com sua esposa irmã Maria Nazaré (presidente da MCA) e com sua família.
Louvamos o Senhor pela fé e pelo amor que a irmã Hilda Santos Costa dedicou a obra do Senhor, juntamente com sua filha Maria Gorete Santos Gaspar, sua neta Mery Dalva Gaspar Lindoso, e o diácono José Ribamar de Jesus Lindoso.
Hoje a igreja começa a colher frutos da semeadura feita durante quatro décadas. “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” Salmo 126.5-6.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial